Ontem foi domingo e por isso atrasamos o lançamento do resumo deste mês. Não queríamos atrapalhar seu churrasco. Vamos as notícias. Temos um novo projeto de lei que envolve o nosso mundo de tecnologia, o Marco Legal da Inteligência Artificial. Tudo bem, tudo bem, eu sei que ele não é nada novo. A PL 21/2020 teve movimentação no final do ano passado e visa proteger os usuários. Mas o que me chamou atenção foi um resumo feito pela FIA sobre o assunto que explica todos os detalhes de maneira fácil. Além de coletar algumas opiniões de profissionais da área. Vale a leitura.
E depois de muita conversa pra lá e pra cá, ao que tudo parece, Elon Musk conseguirá comprar o Twitter e transformá-lo em uma terra sem leis. Onde tudo será permitido e você poderá falar tudo que quiser. Mas lembre-se que o Elon Musk comprou o Twitter, não o judiciário. Aproveitando, segue a gente no Twitter. @tecnoloide
E para seguir o padrão de substituto para o autor do livro do Apocalipse, vamos falar do nosso famigerado grupo Lapsus$, que teve 7 suspeitos detidos para investigação. A polícia britânica acredita que um dos líderes do grupo é um garoto de 16 anos com autismo.
E falando desse pessoal aí, a T-Mobile confirmou que o grupo conseguiu acesso a ferramentas internas e códigos da empresa. Entre os códigos, estamos falando de 30.000 baixados.
Sobre os vazamentos do último mês, temos o Banco Pan, que confirmou vazamento de dados de cartão de 64 mil clientes. Lá no McDonald’s, além de vazar a mais nova receita de lanche de picanha, sem picanha, também houve o vazamento de e-mail, CPF, telefone e mais de clientes. Segundo eles, o vazamento ocorreu por conta de uma vulnerabilidade de um prestador de serviços. A Secretaria da Fazenda do RJ foi alvo de ransomware e 420 GB de dados foram vazados.
O Sebrae não divulgou vazamento, mas ficou com os serviços fora do ar por 3 dias por conta de um ataque. Lá no mundo das Janelas, a Microsoft conseguiu interromper tentativas de ataques hackers por espiões russos.
E o C6 Bank não sofreu ataques, mas teve uma falha que permitiu que 5 mil clientes desviassem R$23 milhões.
A boa notícia da semana, por mais incrível que isso possa parecer, vai para a Fifa. Que lançou um sistema de streaming, como todos estão lançando. Mas o mesmo é gratuito e promete jogos ao vivo.
E a segunda notícia boa do mês vai para o aplicativo do Gov.br, que permite a assinatura digital de documentos com validade legal. Aprenda como usar.
E falando de carnaval, bem… não bem do carnaval. A Claro utilizou a faixa de 26 GHz para transmissão do Carnaval de São Paulo. Em parceria com a Ericsson a operadora utilizou a rede 5G com as ondas milimétricas. Chegando no tráfego de dados de até 2,5 Gbps e com baixas latências.
Já a Cisco, conhecida pelos ótimos (e caros) equipamentos, revelou que uma equipe de 30 pessoas vem trabalhando em uma tecnologia que irá prever problemas na rede e melhorar a confiabilidade. A tecnologia foi testada com cerca de 15 clientes e será disponibilizada nos equipamentos nos próximos lançamentos.
Voltando a falar da Microsoft, um malware usa um bug no Windows para criar tarefas ocultas no sistema e mantê-las escondidas. A empresa liberou em seu blog um passo a passo de como resolver o problema. E tirando o Windows que só dá problema, a Azure continua puxando a empresa para o topo do mundo.
A Microsoft também descobriu uma falha grave no networkd-dispatcher do Linux, que monitora o status da rede. Essa falha dá acesso ao root do sistema. E para não ficar fora da lista, os pesquisadores descobrem uma nova vulnerabilidade no Apple Silicon.
E como todos sabemos, o pior problema de segurança é deixar seu equipamento, notebook ou celular disponível para outras pessoas. O aplicativo do Gmail para celular, por exemplo, permite que a senha seja alterada de uma maneira tão simples que precisa ser resolvida com urgência pelo Google.
No mês passado falamos aqui sobre os dumbphones. E mais e mais matérias vão surgindo sobre o assunto. Para você que quer saber mais sobre e aposentar o iPhone, segue mais uma matéria.
Danilo Arouca
CIO – TecnoLoide Tecnologia