Nas nossas publicações falamos muito sobre inteligência artificial, negócios, novidades, dentre vários outros assuntos para informar nossos leitores, no entanto, há aqueles que se utilizam de mecanismos falsos para conseguir espaço dentre os entusiastas, entregando oportunidades irresistíveis em troca de algo. Isso já ocorreu para sites de banco, criptomoedas e até mesmo os famosos iPhones de R$499 que foram de remessas da “Receita Federal”, tudo falso e com o objetivo de atrapalhar ou causar dano ao usuário.
Com intuito de criar um artigo didático, este autor procurou mostrar as etapas para comprovar se um determinado portal, site o mesmo e-commerce é confiável para utilizar.
Como encontrar
Tomamos como base este chamado ChatGPTUI.org é o primeiro primeiro que é trazido em uma pesquisa no Google ao buscar por ChatGPT. Isso é bem recente, pois até então, quem “liderava” era justamente a própria OpenIA (segundo resultado na lista).
Ao acessá-lo, um site diferente mas que “conversa” com as mesmas logomarcas e fontes do site oficial e portanto já começamos nos questionando daí. Se eles são oficiais, porque colocar o logotipo da OpenIA ao lado do nome do produto? E ainda, porque criar um novo site completamente diferente? Dá uma impressão de Phishing/ Scam, não? (*Phishing são ameaças virtuais, também chamados de crimes cibernéticos, onde pessoas mal intencionadas aproveitam oportunidades para tirar proveito de outras pessoas na internet/ Scam é literalmente fraude).
Para se ter uma ideia de comparação abaixo o site oficial da OpenIA sobre o ChatGPT, acessado em 12/10/2023.
Buscando os “Donos”
Olhando a política de privacidade deste site, começamos a notar algo intrigante. Diz que “nossas informações são armazenadas numa empresa na Turquia”, chamada ScaleUp:
Quem é a ScaleUp? Uma empresa de tecnologia, provedora de soluções de marketing e desenvolvimento.
Onde fica a “ScaleUp” empresa desenvolvedora do site “ChatGPTUI.org“?
Questionável, não menosprezando o local, mas supõe-se que uma empresa que usa os logotipos, marcas e guideline da OpenIA deveria ter um escritório diferente.
Voltando para o site e navegando um pouco mais na política do site. Encontramos uma clara tentativa de “ofuscar” a motivação real do site. Não há nenhum serviço de processamento de textos com inteligência artificial ou algo que se assemelhe!
Como somos curiosos, buscamos informações sobre quem é o “dono” do site na internet e para nossa surpresa não foi possível obtê-las, pois estavam sob um “DNS” protegido (por quê?). Para se obter estes dados só solicitando para o provedor de acesso. Nós fizemos, mas não obtemos resposta até o momento desta publicação.
Nossa saída portanto seria verificar a índole, por assim dizer, deste site na internet. Normalmente sites que são .com, .org, escritos em inglês, tem naturalmente postagens em inglês sobre o tema. Ao buscar, alguns resultados surgiram, mostrando a desconfiança e o alerta de outros usuários:
Isso não é tudo, ao tentarmos uma pesquisa no site “VirusTotal.com“, notamos que um histórico de problemas graves de segurança:
Se não estivermos convencidos e ainda buscarmos por outras ferramentas que agrupam resultados na internet e avaliam estatísticas qualitativas do site, teremos novamente nossa comprovação. Neste caso vamos usar a ferramenta “SiteConfiavel.com.br” que tem como objetivo fazer análises periciais de alguns itens e qualitativas do site analisado:
Por fim, o que acontece ao usar?
Como todos sabemos o ChatGPT sua versão 3, é gratuito. No entanto ao tentar utilizar do site ele apresenta que devemos comprar a versão “PRO” para que a inteligência artificial responda. Como já vimos anteriormente, várias pessoas estão informando de que o serviço não funciona e se trata de uma fraude:
Conclusão
Sobre todos os aspectos jurídicos, técnicos e de histórico na internet, presume-se que seja um site fraudulento o qual se utiliza da ignorância das pessoas para ter acesso a cartões de crédito que por consequência serão utilizados em ações ilegais, no entanto não podemos podemos afirmar que isto é o que realmente ocorre uma vez que o site seus criadores ainda não foram devidamente julgados, mas com as evidências que demonstramos, a grande possibilidade disso ser realmente uma fraude.
Lembre-se que tivemos acesso a esse site em virtude de um anúncio do Google Adwords, o que prova mais uma vez de que o fato de um site ser patrocinado, ou mesmo indicado por alguma celebridade ou mesmo youtuber, quer dizer que algo algo de confiança. Sempre faça suas próprias validações e tire suas conclusões. Na dúvida não confie!