A União Europeia vem, faz tempo, entrando em assuntos que divergem do público em geral. Deixando um lado a favor e outro contra as decisões tomadas e consequentemente, impactando as empresas criadoras de hardware e/ou software.
O iPhone, que será lançado amanhã, 11 de setembro de 2023, terá USB-C. Motivo? Nova regra da União Europeia. O motivo é a redução do lixo eletrônico no bloco. Deixando um único padrão em todos os fabricantes, você não precisará comprar o cabo. Pois, muito provavelmente, já terá o acessório.
Agora temos um problema nesse tipo de imposição. Vamos dizer que tenhamos um novo USB, com um formato diferente. Ele será muito melhor e não poderá ser utilizado nos equipamentos que estarão no bloco Europeu. Um problema para a pesquisa e desenvolvimento e consecutivamente, concorrência comercial.
Podemos acompanhar um outro cenário pelas bandas da Europa. A possibilidade de troca de mensagens entre aplicativos de mensageria. No seu WhatsApp poderá enviar mensagem para usuários de outras plataformas. Desse modo, o usuário terá que ter apenas uma conta em um aplicativo. Na versão beta do WhatsApp para Android já são mostradas telas com a opção que está em teste.
Como a Meta se enquadra em um “gatekeepers” ela terá que abrir a possibilidade de comunicação com outros, evitando assim a imposição de condições injustas. O objetivo é claro: quebrar o ecossistema. Desse modo os usuários poderão enviar mensagens para o Telegram e Signal, por exemplo.
O problema aqui é como ficará a segurança. Um usuário do Signal está buscando segurança ao invés de recursos. O usuário do WhatsApp recursos e base de usuários. Cada aplicativo se encaixa em um cenário e objetivo diferente.
Outras empresas estão sendo investigadas. Apple com o iMessage, Microsoft com Edge e outras conforme imagem abaixo.
As regras são diferentes para cada tipo de categoria. Conseguimos ver que a Alphabet e a Meta são as que mais aparecem nos diferentes blocos.
Não existe nada de errado em olhar e cuidar do mercado para que todos possam concorrer e ter espaço. Mas sempre tomando cuidado para que o controle do mercado não seja um problema na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.
Danilo Arouca
CIO | CTO | IT Consultant
TecnoLoide Tecnologia