O único episódio bom, da temporada de Black Mirror de 2023 (6º temporada), é o Joan is Awful. Nele a Netflix pegou no calo de todos os usuários de redes sociais. Se não todos, cerca de 90% dos usuários. Aqueles que não leem os termos de uso das plataformas digitais.
Esse é um padrão para os usuários do Facebook, Twitter e outras redes sociais. Mas, caso você leia e não goste, simples: Basta não usar a rede. O que pode ser inviável em vários casos. Como para quem tem uma loja virtual e precisa divulgar seus produtos, por exemplo.
Um exemplo bastante interessante foi a nova rede social do Facebook, Threads, que gerou alarde e bloqueio do aplicativo na União Europeia. Motivo? O aplicativo coleta muitos dados dos usuários. O mesmo nem chegou a ser lançado por lá. Mas sabe o que é mais intrigante? O aplicativo do Facebook coleta as mesmas informações.
Voltando para o episódio em questão, a Netflix fez uma ação de marketing incrível para promovê-lo. Lançou um site, onde o usuário poderia criar um poster personalizado inspirado no capítulo. Mas para criar, era necessário aceitar os termos de uso do site. Provando a teoria do episódio, vários usuários fizeram os posteres e aceitaram os termos que cedem os direitos de imagens criadas ao Netflix.
Com isso bastou a empresa utilizar essas imagens para divulgar o capítulo com fotos de usuários reais. Como pode ser visto nessa propaganda de Londres:
Além de outras publicações na própria página da Netflix no X/Twitter.
Infelizmente, nada disso irá mudar o hábito do usuário em ler os termos para usar as ferramentas. Mas serve de alerta, para que o usuário saiba que nem todas as informações devem estar nas redes sociais.
Danilo Arouca
CIO | CTO | IT Consultant
TecnoLoide Tecnologia